17 outubro 2006

Mentiras

Li um artigo do filósofo David Livingstone Smith na Veja que diz, basicamente, que o ser humano é mentiroso de nascença. E ele cita fatos incontestes: quando sua filhinha recebe uma merda de presente, diz: "Que legal, era disso mesmo que eu estava precisando." Isto é, a mentira nos é ensinada desde a mais tenrta idade. "Não posso ir a sua casa hoje à noite pois tenho um encontro de negócios que pode me dar aquela força que preciso para deslanchar na minha vida." Ou: "Não escrevi no Blog a semana inteira pois estava muito atarefado em desenvolver um projeto." Isto posto, vamos falar de política. Acho que aquele que mentir mais será eleito. O Geraldo está prometendo tudo, até resolver o problema do PCC em SP. O Lula disse que vai criar milhares de faculdades em todas as cidades pólos de suas regiões. E vai incrementar o Pró-uni, facultando faculdades para todos. A mentira, às vezes, pode ser dita a respeito do outro candidato. O Lula diz que o Geraldo vai privatizar tudo, até o avião da presidência. E o Geraldo retruca, dizendo que o Lula é mentiroso, que ele não vai privatizar nada. É certo que nós, os eleitores, acreditamos em tudo! Temos uma formação nativa que nos leva a acreditar em tudo, nas verdades e nas mentiras. Não temos ferramentas ou desconfiômetros para separar a verdade da mentira. Por isso esses políticos do cacete se divertem às nossa custas. Se o Geraldo ou o Lula fizerem 1% do que estão prometendo, o Brasil será um oásis. Declaro, portanto, nesta hora nada importante para a nação que eu sou um anarquista. Não acredito nem em um nem em outro. E na hora de votar, duvido que eu acerte as teclas certas.

4 comentários:

marianicebarth disse...

Caríssimo Shiost
Eu estava pensando mais ou menos isso sobre os políticos e sobre a carneirada que os segue. Será que eu gostaria de ser mais politizada? Não sei. Só sei que nada sei a respeito de política, mas sei que me repugna toda essa sordidez. Você sempre primou por falar a verdade, pelo menos é o que sempre pensei. Os políticos mentem sempre? É uma raça estranha...

marianicebarth disse...

Shiost, você poderia me ensinar a colocar o Refulgir como link no meu blog para ficar mais fácil acessá-lo, como você fez com todos nós? Já tentei, mas não deu certo.
Obrigada.
E, Timtim, você nos acha muito crédulas? Nós não somos tão boazinhas assim, Primacaçula e eu... Nós queremos, sim, mas não é fácil...

caos e ordem disse...

MENTIROSOS DOENTES
Li essas amarelas meio dinamicamente, não me lembro se o autor comentou sobre os mentirosos doentios. Temos convivido com alguns, eles mentem simplesmente pela doença que carregam, é diferente do político e outros mentirosos que mentem por algum interesse.
Como não estou escrevendo no meu blog tomo a liberdade de me estender um pouco aqui e contar como minha conscîência se tornou mais rigorosa com mentiras.
Eu tinha menos de 20 anos (passaram-se mais de 40) quando uma pessoa, dentro de um grupinho afirmou: "imagino que o Citeli não mente, pois esteve vários anos estudando para ser padre". Desde esse dia passei a ser mais verdadeiro, mas como não sou santo ainda conto uma ou outra mentirinha.

prazer em retornar como comentarista

Anônimo disse...

Caro shiost e comentaristas
Quem será que nunca falou nenhuma mentirazinha, nem que tenha sido para deixar alguém feliz?
A verdade absoluta às vezes dói bastante, mas talvez seja uma virtude de quem consegue ser assim.

No momento quero ser totalmente alienada, politicamente falando!

Cara primanice
Não entendi que o timtim se referia a nós como crédulas; apenas nos indicou a leitura.
É isso?