24 agosto 2006

"Amor e Felicidade incondicionais"

Acho, acho não, tenho certeza que amor e felicidade incondicionais são eventos impossíveis de acontecer. Principalmente porque vivemos na Terra. A terra é habitada por bilhões de seres humanos. E esses seres humanos têm necessidade de muitas coisas materiais para viver:

- Comida
- Saúde
- Uma cama
- Sapatos
- Agasalhos
- Ausência de massacres e assassinatos

E outras coisinhas mais, não materiais:
- Carinho
- Amizade
- Notícias boas
- Equilíbrio em seu país
- Equilíbrio nos outros países
- Paz em todo o mundo

Já discutimos sobre isto. Minha prosa é barata, porém, parodiando Medéia, nenhum homem é uma ilha. Estamos ligados pelos meios de comunicação com o mundo todo, inclusive, com a comunidade em que vivemos. É impossível a um ser humano se isolar numa redoma de cristal(Hoje estou demais!) e fazer de conta que está feliz porque parou seu carro na rua e veio um flanelinha tomar conta dele. Que alegria! Mais feliz ficou ainda por ter que tirar a frente de seu velho cd player do painel e escondê-lo embaixo do banco. Antes disso, ouvia a CBN que anunciava que Israel havia destruído mais uma creche e que a na África, a AIDS estava matando mais que a fome, a inanição. Vendo o jornal local decobrimos que Marcela, de dois aninhos, tem um câncer e que só sobreviverá se a família conseguir 380 mil reais para fazer um transplante. Depois disseram que 158 congressistas, eleitos e pagos por nós desviaram milhões de reais na compra de ambulâncias para nossos SUS.
Fugindo dessa linha, como ficar feliz incondicionalmente se minha netinha ficou com febre três dias e não estava comendo nada? E o marido da faxineira que precisa de remédios caríssimos e vai morrer a qualquer momento pois não tem grana para comprá-los? E o meu carro que levou uma cacetada na traseira? Vou ter que ficar andando de ônibus 30 dias... E esse cigarro que continuo fumando e que não consigo parar, que fica me perturbando dia e noite?

Tudo bem. Há o outro lado da moeda. Milhares de coisas boas, felizes aconteceram ao mesmo tempo das desgraças acima ditas. Porém, não é possível filtrar só as boas e ignorar as ruins. Estas vêm a nós a toda hora. Como ignorar o mundo? Fala sério!

Por essas razões simples e diretas, esses tais de amor e felicidade incondicionais só existem no capítulo final das histórias da carochinha, que, por sinal são dirigidas a crianças.

Talvez no Himalia os monges tenham atingido essa fantasia, pois parece que eles vivem completamente isolados do mundo e de pessoas.

E chega por hoje, oras bolas!