14 julho 2006

Padre Eustáquio

Resolvi pesquisar a história do Padre Eustáquio, uma vez que o Timtimdez lançou vivas à sua memória. Em algum lugar eu li que o Padre era considerado o primeiro santo mineiro. Fiquei admnirado, pois, em blog anterior afirmei que o único santo brasileiro era uma portuguesa. Rapidamente descobri que o padre Eustáquio nasceu em 1890 na Holanda e veio ao Brasil em 1925 se instalando em Água Suja, em Minas Gerais. Dali foi para Poá em São Paulo, onde ficou muito pouco tempo, assim como no Rio e se mudou definitivamente para Belo Horizonte. Acho que foi aí que curou um câncer na laringe do Padre Belém, de 39 anos, doença condenada por todos os médicos. Tal fato foi levado ao Vaticano, estudado, esmiuçado com juntas médicas exames complexos e tudo o mais e constataram que a cura existiu mesmo. Após muitos anos o padre Eustáquio foi beatificado e é mais um santo brasileiro que não é brasileiro. O Padre Eustáquio foi elevado à categoria de beato em 21 de dezembro de 2005. Não sei qual a importância de um beato comparada a de um santo, mas deve ser um degrau a menos. Só escrevi este artigo por ter visto a foto do padre e pensar aqui comigo: esse cara não deve ser brasileiro. Depois descobri seu nome: Padre Eustáquio van Lieshout. A foto está abaixo...

2 comentários:

caos e ordem disse...

Olá Shiost, bela pesquisa, bela foto. Fico impressionado com a facilidade que a internet proporciona para procurar e achar o que se desejar, é bem mais fácil do que procurar livros na biblioteca municipal de Limeira pelo sistema de cartões, está cheio de cartões sem livros, está cheio de livros sem cartões. Detalhe: se quiser passear e conhecer água suja não vai achar pois hoje o nome é ROMARIA.

Antônio disse...

Vá entender asim de padre lá em Minas! Um me corrrigiu o nome da cidade, de Água suja p/ Romaria. O outro diz que errei de foto! Essa irmandade está me deixando são!