24 agosto 2006

"Amor e Felicidade incondicionais"

Acho, acho não, tenho certeza que amor e felicidade incondicionais são eventos impossíveis de acontecer. Principalmente porque vivemos na Terra. A terra é habitada por bilhões de seres humanos. E esses seres humanos têm necessidade de muitas coisas materiais para viver:

- Comida
- Saúde
- Uma cama
- Sapatos
- Agasalhos
- Ausência de massacres e assassinatos

E outras coisinhas mais, não materiais:
- Carinho
- Amizade
- Notícias boas
- Equilíbrio em seu país
- Equilíbrio nos outros países
- Paz em todo o mundo

Já discutimos sobre isto. Minha prosa é barata, porém, parodiando Medéia, nenhum homem é uma ilha. Estamos ligados pelos meios de comunicação com o mundo todo, inclusive, com a comunidade em que vivemos. É impossível a um ser humano se isolar numa redoma de cristal(Hoje estou demais!) e fazer de conta que está feliz porque parou seu carro na rua e veio um flanelinha tomar conta dele. Que alegria! Mais feliz ficou ainda por ter que tirar a frente de seu velho cd player do painel e escondê-lo embaixo do banco. Antes disso, ouvia a CBN que anunciava que Israel havia destruído mais uma creche e que a na África, a AIDS estava matando mais que a fome, a inanição. Vendo o jornal local decobrimos que Marcela, de dois aninhos, tem um câncer e que só sobreviverá se a família conseguir 380 mil reais para fazer um transplante. Depois disseram que 158 congressistas, eleitos e pagos por nós desviaram milhões de reais na compra de ambulâncias para nossos SUS.
Fugindo dessa linha, como ficar feliz incondicionalmente se minha netinha ficou com febre três dias e não estava comendo nada? E o marido da faxineira que precisa de remédios caríssimos e vai morrer a qualquer momento pois não tem grana para comprá-los? E o meu carro que levou uma cacetada na traseira? Vou ter que ficar andando de ônibus 30 dias... E esse cigarro que continuo fumando e que não consigo parar, que fica me perturbando dia e noite?

Tudo bem. Há o outro lado da moeda. Milhares de coisas boas, felizes aconteceram ao mesmo tempo das desgraças acima ditas. Porém, não é possível filtrar só as boas e ignorar as ruins. Estas vêm a nós a toda hora. Como ignorar o mundo? Fala sério!

Por essas razões simples e diretas, esses tais de amor e felicidade incondicionais só existem no capítulo final das histórias da carochinha, que, por sinal são dirigidas a crianças.

Talvez no Himalia os monges tenham atingido essa fantasia, pois parece que eles vivem completamente isolados do mundo e de pessoas.

E chega por hoje, oras bolas!

6 comentários:

caos e ordem disse...

Oi Senhor tanta lamentação e bota uma foto dessas com tanta beleza no céu e na terra. Comento do mesmo modo seu de ontem, meu comentário a este post está no meu blogão hoje, 25.08.06, www.comeagosto.blogspot.com

zecão

Antônio disse...

Vocês não estão me entendendo. Só estou tentando dizer que essa tal de felicidade incondicional é uma balela. Parece que o Timtimdez está começando a entender o que digo, principalmente quando aceita que há coisas ruins na vida de todo mundo, assim como há coisas boas na vida de quase todo mundo...

Anônimo disse...

Caro Shiost
Onde você ouviu dizer que na Terra há felicidade incondicional?
Não acha que isso seria bastante utópico se levarmos em conta que o ser humano não a merece?
Se procurarmos nos auto-conhecer, descobriremos que passamos a maior parte do tempo, preocupados conosco próprios ou no máximo com os "próximos mais próximos" que são a nossa família mais chegada: (marido, esposa, filhos, noras genros e netos), embora saibamos que o mundo está desabando ao redor. O que fazemos para melhorá-lo?

Antônio disse...

Querida Irmãcaçula

Essa história de felicidade incondicional é envenção do Caos e Ordem. Veja os artigos no blog dele: http://www.comeagosto.blogspot.com

Minha opinião coincide integralmente com a sua. Vamos detonar o Caos e Ordem!

Anônimo disse...

A vovó Juventina sempre dizia que este mundo não é de felicidade. Mas eu proponho uma tese um pouco diferente. É fácil sermos felizes quando temos comida farta e algum conforto. Se não formos felizes com isso, alguma coisa EM NÓS está errada. E devemos sim olhar para as pessoa ao nosso redor e tentar ajudá-las. Pois se elas não têm nada, nenhum conforto, será tremendamente difícil para elas ser felizes. A irmãcaçula já faz um trabalho nessa direção.
Agora, felicidade incondicional, só alguns poucos como o Dalai Lama.

Anônimo disse...

Querida nice prima
Que bom que herdou esse gen da generosidade que é bastante comum na família da minha "Mamita Esther. Sorte nossa, minha cara. Qdo pensamos que ajudamos, nós somos os primeiros a nos beneficiar. Isso só poderia vir, de quem sabia das coisas: os gdes mestres que por aqui passaram!