12 fevereiro 2008

Patativa

Embora eu seja uma cara muito lido (entenda-se: já li muito) não sei o que é patativa. Aparentemente é uma prima-irmã da cotovia, que também não conheço. Só sei que a patativa quando canta faz chorar. Também não sei se ela faz chorar o patativo ou o dono ou dona da patativa. Recuso-me, neste caso a consultar a Internet para saber o que é uma patativa. Deve ser uma pássara presa em uma gaiola e portanto, nada tendo que fazer, canta. Longe está do louro, do papagaio, que fica dizendo palavrões e bravatas com muita razão, pois minha avó prendia seu pé esquerdo com uma correntinha. Embora creia em crendices e pais-de-santo acho que mais correto seria dizer que algumas patativas cantam, outras choram e outras ficam caladas, para não perturbar ninguém. Estas últimas são uma tipo de patativas de última geração, provavelmente geneticamente transmudadas. Quem sabe recebendo um pouco do estrogênio do patativo, pois, nunca ninguém ouviu dizer que quando o patativo canta faz chorar. Resolvi não consultar Mesmeu, o filósofo triste, sobre este assunto.



4 comentários:

caos e ordem disse...

Esqueceu de comentar que a patativa é muito dorminhoca, tanto que fizeram uma música que foi sucesso há mais de cinquenta anos (alguém conhecido é desse tempo?) cuja letra diz: acorda patativa vem cantar.
Estou voltando aos comentários, não fiquem a Prima e o Turinão enciumados, que logo vou estar botando um comentário também nos seus blogs.
Já estou sabendo que a eclética Nice se sente um fracasso na cozinha e o resignado e amante marido mesmo assim come, acha bom e elogia.
Bom retorno, quem sabe um dia eu volte a surtar como blogueiro.

marianicebarth disse...

Você não procurou, mas eu o fiz para você, poi adoro os passarinhos e seu canto. Copiei direto da Internet:

www.passarosbrasil.hpg.ig.com.br/patativa.htm

Patativa - Sporophila plumbea

Distribuição: Do Piauí até o Rio Grande do Sul;

Postura: 2 a 3 ovos.

Habitat: Campos, cerrados, beira dos brejos.

Incubação: 13 dias.

Fêmeas e jovens: Pardos, como os caboclinhos.

Comportamento e reprodução: A Patativa é bastante procurada pela fama de seu canto. A Sporophila leucoptera tem o canto triste e assoviado, daí o nome de Patativa-Chorona. Territorialista, deve permanecer apenas um casal por recinto. Reproduzem com facilidade em gaiolas de 70 cm de comprimento X 40 cm de altura X 30 cm de profundidade.

Outras Formas: Na região Amazônica ocorre a Sporophila plumbea whiteleyana. Nas duas formas aparecem exemplares de bico preto e bico amarelo.

Patativa Chorona (Sporophila leucoptera Espécie maior, bico mais forte e amarelo-alaranjado, partes inferiores brancas. Fêmea e jovens pardos.

Tipo de ninho: Em forma de taça. Aceitam ninhos de corda de 8,5cm.

marianicebarth disse...

Patativa
(Vicente Celestino)

Acorda, patativa, vem cantar
Relembra as madrugadas que lá vão
E faz de tua janela o meu altar
Escuta a minha eterna oração
Eu vivo inutilmente a procurar
Alguém que compreenda o meu amor
E vejo que é destino meu sofrer
E padecer, não encontrar
Quem compreenda o trovador
Eu tenho n'alma um vendaval sem fim
E uma esperança que hás de ter por mim
O mesmo afeto que juravas ter
Para que acabe este meu sofrer
Eu sei que juras cruelmente em vão
Eu sei que preso tens o coração
Eu sei que vives tristemente a ocultar
Que a outro amas, sem querer amar
Mulher, o teu capricho vencerá
E um dia tua loucura findará
A Deus, a Deus, minha alma entregarei
Se de outro fores, juro, morrerei
Amar, que sonho lindo, encantador
Mais lindo por quem leal nos tem amor
E tu vens desprezando sem razão
A mim que choro e busco em vão
O teu ingrato coração

Sim, Zeca, eu sou desse tempo, mas acho era a Santa que cantava, com uma voz muito bonita (Santa é a irmã da Esther, que por sua vez é a mãe do Shiost). Eu não me lembrava da letra, nem da música. Mas a Internet tem tudo, não é?

Anônimo disse...

É o que eu digo: nosso time (nosso clube de blogueiros e comentaristas) é o máximo. O Shiost, com um simples divagar sobre a patativa, acaba provocando os mais diversosd comentários e até uma pesquisa. Tbm meu irmão Affonso (fã inconteste do V.Celestino) vivia pelos cantos a cantar:"Acorda patativa...".
Não conheço o pássaro, mas a canção é linda. Timtim