02 junho 2006

Nuvens

Nuvens

Em 1958 a Dona Regina, professora de geografia explanava sobre os tipos de nuvens. Forçando a memória só me lembrei de duas: cúmulus e nimbus. No entanto, sabia que existiam mais dois tipos. Então, consultando a Internet descobri os outros dois tipos: cirros e estratos. Indo um pouco mais a fundo descobri outros tipos: cirrostratos, altostratos, cumulus congestus, estratocumulus, rabos de égua, cumulonimbus, altocumulos, etc. Assim, deduzi que a Dona Regina não entendia muito de Geografia, pois é imperdoável a um adulto, numa roda de chope, ficar com cara de bobo ao ser arguido por um amigo: "Você viu que maravilha de cumulus congestus apareceu no sudeste hoje?" Este tipo de falha na educação dos adolescentes é imperdoável. Todos eles deveriam saber de cor os tipos de nuvens e suas características! Creio que é por este motivo que o Brasil está nesta situação: Roubalheiras, políticos sujos e falta de candidatos para derrubar o Lula. E quem são os culpados desta situação? Simples, as Donas Reginas que não conseguiram ou não sabiam quais eram os tipos de nuvens que deviam ensinar a seus alunos. Esta falha na educação aconteceu antes da ditadura militar, iniciada em 1964. A partir de então a situação piorou, pois os alunos não conseguem dizer sequer o nome de um tipo de nuvem. Em outras palavras, a Dona Regina não era tão ruim assim.
"Nabus nuveris saberum, quod saberiae femearum?", ou, como dizia Mesmeu, o filósofo triste: "Se você não entende de nuvens, como quer entender as mulheres?"

8 comentários:

Anônimo disse...

Boa noite Shiost.
Embora não goste de brincar com estas coisas de "fantasmas" devo acreditar que o seu gentil comentário na festa de ontem veio através de um Espírito zombeteiro.
Puxe pela memória!
Em relação ao texto, pior que uma má professôra de Geografia é ter um amigo como esse que fala "essas coisas". Se o mau ensino fosse não saber o nome de nuvens.......!

Olá caoseordem, prazer em falar com vc. Segundo li em algum lugar do blog do brother Shiost, vc. é alguém otimista. Parabéns por ser um "espécime" raro neste "mundo de Deus".

Anônimo disse...

Quero perguntar ao caoseordem onde aprendeu a nomenclatura espírita como: "zombeteiro".
Por acaso, com o Sr. Cintra?

caos e ordem disse...

é isto aí, o blog acaba virando um meio de comunicação entre os comentaristas.
aproveito aqui para responder à irmãcaçula que não me lembro onde aprendi que os espíritas usam a expressão "espírito zombeteiro" para seres desencarnados que estariam aqui presentes invisíveis fazendo espécies de artes e gozações. O que aprendi não sei onde faz muito tempo foi isso, não sei se está certo.
Quando chamei o Shiost de espírito zombeteiro foi mais no sentido literal das duas palavras, como outros tem um espírito triste, espírito alegre, mais no sentido de personalidade. Tem também o espírito otimista, fico agradecido pelos seus cumprimentos. Realmente me sinto otimista, só assim posso estar vivendo esta aventura de passar esta temporada aqui nos Estados Unidos, sem qualquer preparação prévia, enfrentando até problemas de saúde sem recursos de assistência médica e com um controle rigoroso de venda de medicamentos.
Enquanto existir blog podemos ir nos comunicando por este meio também.

zecão

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.