07 julho 2006

Loucos

A idéia desta pérola da literatura é responder a um questionamento e a algumas dúvidas do Caos e Ordem. O estudo é sobre loucura e normalidade.
Não vou falar sobre loucos, mas, na minha juventude convivi com pessoas especiais: O Paulo Cavazin, o Cláudio Prince, o Tonico, o Percival, que eram, eu acho, um pouco diferentes dos outros amigos. No meu mundinho eu os achava um pouco diferentes, embora fossem meus amigos mais chegados. O Paulo era um poeta impopular, compositor e tocador de piano. Suas poesias eram ininteligíveis assim como sua música. Jamais me esquecerei do som massacrante de sua música "Martelos Torturantes". O Cláudio Prince era um gênio na escola, um rachador e totalmente biruta. Conseguiu me por na cadeia de Americana ao fugir da polícia rodoviária pois não tinha carteira de motorista e resolveu dar um pau numa Veraneio com um DKW. Ele era menor(17 anos) e eu não(18). O Tonico, adolescente ainda, já curtia jazz and bossa-nova prá cacete. Era o gênio da turma, não precisava estudar. Detestava o Adelino Moreira, o Chitãozinho e Xororó da época. O Percival era o super-gênio, o cara mais inteligente que conheci até hoje. Conseguia destrinchar todos os problemas das ciências exatas ou inexatas com a mesma facilidade. Extremamente objetivo e conciso. Essa era minha turma. Certo dia comentei com o Percival que todos os amigos que eu tinha na época eram meio diferentes, meio esquisitos. Ele me disse: "E você, onde se enquadra, acha que você é um cara normal?"



OBS. O Paulo não aparece pois não foi nessa festa. E Cláudio Prince já morreu.

2 comentários:

Anônimo disse...

Me sirvo de um ditado popular: "Dize-me com quem andas que eu te direi quem és".

Esqueceu de falar que o Paulo era a pessoa mais direitista que conheci, batendo na cabeça de um namorado da irmã, o Ali, que colocou todos os empregados da fazenda do pai, quase pegando em armas, com o Livro "O Capital" de Marx! Ele se desquilibrava totalmente qdo se falava em marxismo!
Também conheço alguns loucos: dois ex-"genros", O Paulo Ragazzo e o Murilo, um médico nosso amigo. O Paulo está muito bem e continua louco, pois estar apaixonado como um adolescente pela sua esposa depois de 30 anos de casado!? Sorte dela, que o tem como marido ou azar, por não lhe dar socego!
Concordo, porém, com Josecitelli: a palavra louco é muito pesada. "Não saia de vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação"- Paulo, Efésios 4:29

Anônimo disse...

Tio,
O grande sábio provindo da Bahia disse a seguinte frase: "De perto, ninguém é normal". Além do que, não precisei conhecer seus amigos para saber que vc também não passa de um maluco.

Agora, você precisa filtrar melhor os comentários aqui deixados, hein? Esta tal de irmãcaçula está mais para profeta bíblico do que leitor de blog. Abra o olhos, pois "Amados, não creiais a todo espírito, mas provai se os espíritos vêm de Deus; porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo."I João 4:1
Sem mais, abraços
André