17 julho 2006

O fator desumano

Graham Greene escreveu "O Fator Humano", um livro de espionagem que já li e que fala da guerra fria, espiões, etc. Minhas considerações neste Blog não tem nada a ver com isso. Creio que as mensagens, pensamentos e modo de ser de muitas pessoas são muito fortes, ou seja, suas opiniões são muito personalizadas e tudo o que se disser ou escrever para tentar mudá-las é tempo jogado fora. É difícil conciliar pensamentos de duas pessoas tão antagônicas como o cara que tem uma vida estabilizada e aquele que luta diariamente pelo seu sustento. Não que essas pessoas sejam diametralmente opostas em suas opiniões. Não. Mas, uma coisa que salta aos meus olhos é o seguinte: Aqueles que recebem um rendimento que atendam a seus compromissos financeiros sem problemas, ou seja, que a grana não é o principal problema de suas vidas tem uma outra visão do mundo. Ao contrário, aqueles que dependem exclusivamente de sua força e tônus vital para sobreviver, trocando em miúdos, aqueles que, se quebrarem uma perna, vão passar grandes dificuldades, não podem ver o mundo com os mesmos olhos dos outros. Pois, se se aposentarem, morrerão de fome e, portanto, acho que ficam meio alheios a essas fórmulas mágicas de sucesso, auto-ajuda e outras cositas mais, pois, em primeiro lugar, têm que estar em dia com suas faculdades mentais e físicas para poderem produzir trabalho e ser remunerados por isso. Minha teoria é a seguinte: A partir do momento que alguém deste grupo de pessoas ganhar a Mega Sena, será novo homem. Poderá então comprar(sim, comprar) livros de auto-ajuda, fazer seminários voltados ao assunto e até criar grupos de AAA (Auto Ajuda Anônimos), para discutir seus casos. Comecei esta postagem tentando fazer uma metáfora entre o fator humano e o fator desumano. Mas, acho que não tem nada a ver uma coisa com outra. Não tem nada a ver as palavras humano ou desumano com o fato de algumas pessoas terem conseguido uma vida sossegada na terceira idade com aqueles que não conseguiram. Como diria Susan MacDonald: "Bullshit! You´re talking about nothing! Bullshit!"

Jo creo que estos ecritos van llevar a una discussión caòtica y nadie dejarà de participar de esto grupo de discussión.
(Comentário de Mesmeu, em sua peregrinação pela Catalunha)



OBS.- Estou lendo, outra vez, o livro "Cien años de Soledad", no original, do colombiano Gabriel Garcia Marquez. Não sei se vocês sabem, mas, nadie, significa ninguém.

3 comentários:

caos e ordem disse...

O Senhor acaba de colocar a bola no centro do campo para uma grande peleja e discussão. O sensacional jogo é sobre dois pontos básicos que podem ser considerados como ponto único:
1 - O sujeito que tem o burro na sobra é otimista por causa da situação que vive, ou o burro saiu do sol porque o sujeito é otimista.
2 - O sujeito que tem o burro no sol é pessimista por causa da situação, ou o burro ficou no sol porque o sujeito é pessimista.
Minha opinião é sobre a força do otimismo e dou o exemplo da Maria da Conceição que vive limpando a casa dos mais abastados pra ganhar uns trocados, pra ganhar outros trocados trabalha nas festas dos mesmos mais abastados em suas comemorações. Ela também não pode ficar doente, quebrar um braço ou uma perna e vive alegre e satisfeita.
Então volta a grande questão: porque a Maria da Conceição, eu e o TimTim somos otimistas. Não sabemos o que nos levou a ser otimistas.

Ce tira foto eu comento

Ce fica quieto eu comento

Ce escreve eu comento

Zecão

Anônimo disse...

Para matar minha curiosidade, quem é timtimdez?
Creio que este assunto é realmente bastante polêmico e controvertido.
Conheço pessoas que estão com o burro na sombra, parecendo tê-lo amarrado no deserto do Saara, debaixo de um sol abrasador e outras que tendo-o amarrado sob um sol escaldante parece que uma imensa sombra de alegria e paz os envolve! Temos esses exemplos todos os dias ao nosso lado e às vezes não queremos ver, quem sabe para continuarmos pessimistas!
E VIVA O OTIMISMO!

Anônimo disse...

Shiost
Adorei a comparação do timtim do grão de milho com o pessimista! É realmente bastante inteligente!
Onde colocou minha foto que não vi?
Precisa perguntar se pode por e qual foto, pois a vaidade é algo familiar, não é mesmo?