29 setembro 2007

Ignorantum ad extremis

Havia eu e minha mulher levado uma foto para colocar numa moldura em loja especializada, quando, do nada apareceu a placa: "Rua 25 de Março". Aguardamos o sinal abrir e atravessamos a Rua 25 de Março. Caminhávamos para o carro quando inospinadamente ouvimos umas batidas numa vitrine. Era o Calsan, de outra loja, esta de espelhos, boxes, e janelas, tipo vidraçaria, querendo saber como eu ia indo, pois fui amigo, ou colega antigo dele. Papo vai, papo vem, pergunto: "Você que é um dos maiores conhecedores da história do Brasil me diga, que merda de data é esta, 25 de março?" Olha, não sei te responder, é melhor consultar uma enciclopédia
de Limeira." Mas, e a 25 de março de São Paulo, essa sim é famosa. Oriundo de SP, ele me disse: "É mesmo, precisamos pesquisar." 13 de maio, tudo bem, 7 de setembro, mais fácil ainda, 15 de novembro, uma teta. Mas, 25 de março? E 24 de Maio????? E Sete de Abril????????? Esses rueiros têm um único objetivo, eu acho, deixar a gente louco. Esses vereadores não são ou foram flores que se cheirassem, ou não nos deixariam nestes dilemas. Preciso de socorro e acho que os amigos bloguistas podem me ajudar. Vale tudo!

5 comentários:

caos e ordem disse...

Segundo o Sr. Ptolomeu, 25 de março é o dia nacional da Grécia, similarmente ao 7 de setembro do Brasil.
Nos primeiros tempos da rua 25 de março em São Paulo grande número de imigrantes da Grécia lá se estabeleceram, dando origem ao nome da rua.
Por macaquice ou outras razões, certas cidades utilizaram a data de 25 de março para nomear suas ruas.
zé fini

Polemikos disse...

Não é bem por causa dos nomes de ruas que os vereadores nos deixam loucos ...

Polemikos disse...

Para quem tiver interesse

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_dias_do_ano

..

Anônimo disse...

Vai falar o Padre Valentim, expert em calendário religioso: 25 de março já foi data mais festiva e até feriado, pois é o dia da Anunciação a Nossa Senhora, isto é, o dia em que a Virgem Maria concebeu a Jesus, que viria a nascer nove meses depois, no dia 25 de Dezembro. Nada impede que a explicação do Caos e Ordem esteja certa.

Antônio disse...

Eu acho que foi o dia em que Dom Pedro I promulgou a primeira constituição liberal no Brasil.