23 junho 2006

Acentuação para leigos

Um dos meus inúmeros leitores me pergunta: Caos é acentuado ou não. E eu digo não!
Quando se acentuam as paroxítonas? Eis a pergunta. Pegue as consoantes da palavra rouxinol e se a paroxítona terminar com uma das consoantes, ponha ali um acento agudo. Exemplos: hífen, fêmur, ônix, nível. Simples, não? Há outros casos, não desvendados por nenhum filólogo até hoje: As paroxítonas terminadas em i, is, u e us também levam acento agudo. Exemplos: lápis, táxi, húmus, íris. Outro caso é pior ainda: paroxítonas terminadas em um, uns, que tenham por tômica o a, e, o abertos: álbum, álbuns. E há ainda casos mais corriqueiros: as palavras paroxítonas terminadas em ã, ãs, ão, ãos: órfã, órfãos, órgão.
Como se viu, em nenhum desses casos se encaixa a palavra caos. Assim, o meu inconsolável leitor, Timtimdez, passará, doravante a escrever caos sem acento. Assim espero!

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro shiost
Saudade!
Parabéns pela sua aula de acentuação. Pediu uma aula para a irmã mais velha, consultou uma gramática ou aprendeu isso na escola? Se a última alternativa é a correta, não estudei na mesma escola. Na minha não aprendi nada tudo isso!

Antônio disse...

A verdade é uma só: Adoro a língua portuguesa e pesquiso um pouco.