15 setembro 2006

Carta ao Grego - Segunda parte

Cheguei quase ao fim do primeiro quarto do livro "Carta a Greco". Estou deprimido. Estou achando agora, neste momento, que é uma merda não ser grego. Afinal, o início da civilização estava lá. Quando o autor Nikos não sei das quantas descreve os lugares, os odores, as árvores, as paisagens, as igrejas e os monumentos vou ao chão e choro de humilhação. Não sou grego! Porém, não tenho a coragem de dizer isso a ninguém, mesmo por que ninguém ainda me perguntou: "Você não é grego?!" E eu teria de responder: "Não!" Helena, Apolo, Artemisa, Afrodite, Ares, Esparta, Tróia e Mistra não fazem parte do dia-a-dia de um descendente de índio e português. Meu dia-a-dia se resume a Bush, Iraque, Bill Gates, Lula, Evo Morales e Chiclete com Banana. mas, embora eu viva em outro universo, é duro não ser grego! E, o pior de tudo não saber ler, escrever e nem falar grego. Como ler Sófocles no original? Como interpretar as églogas de Homero? Nesta hora devo prestar toda a minha homenagem a Jackeline. "Se você não é grega, case com um." Frase célebre de Onassis, que acabou por selar seu casamento. Acho que ela deve ter lido "Carta a Creco".

3 comentários:

Anônimo disse...

Deto, que mau você é! Estou com água na boca de vontade de ler esse livro! Será que consigo aqui em Sampa?
E quer saber? Você consegue levar a gente junto com você nessa jornada à Grécia Antiga! Isso é talento! Também comecei um blog hoje, agora há pouco. Ninguém sabe ainda, só você.
O nome é Ostenbarth.blogspot.com. Mas não agora, não depois da leitura desse livro. Nem pense em entrar no meu! Deixe para um dia em que você estiver entediado, sem nada para ler, ok?

Anônimo disse...

Caro shiost
Gostei do texto!
Se vc. fosse grego iria há um tempo atrás, arrumar encrenca com o Gromann ( amigo do A. Carlos)já que sua esposa era louca por gregos!
Qto à sua descendência ser de índio com português, complemento afirmando que esqueceu os cristãos novos, tão bem representados pela família da mamãe e segundo o Gil, existe ainda o "pèzinho da senzala".
Esta mão da foto é da nossa fofinha?

Anônimo disse...

Mas que coisa mais estranha! Peço ajuda. Não sei como editar mais nada no meu blogzinho... Parece que a página está travada. Acho que está faltando alguma coisa, alguma chave, sei lá!
Help me!!!