18 setembro 2006

Hans Christian Andersen

Nasceu no dia 2 de abril de 1805, no mesmo dia em que eu nasci, 140 anos antes. Assisti a um filme muito interessante sobre sua infância em um colégio na Dinamarca, onde existia um terrível professor que tudo fazia para o prejudicar. Gostava de escrever poesias, mas seu professor as achava uma droga, muito piegas e de rimas fáceis, castigando-o então por isso. Como ele era protegido de uma pessoa muito influente em seu reduto, seu tutor, o professor não podia castigá-lo. Como o Andersen tinha um grande amigo, órfão, chamado Chuck, toda a vez que Andersen saia da linha o professor castigava Chuck: chicotadas, trabalhos escravos ao tempo(inverno), etc. Porém, Andersen adorava escrever poesias e o professor detestava as mesmas e, cada vez que descobria uma nova poesia nos cadernos de Andersen, o Chuck apanhava mais e o poeta ficava desesperado, pois amava o Chuck, que acabou morrendo de tanta porrada. O desafio foi lançado pelo professor: Se algum dia ele escrevesse uma poesia que fizesse o professor chorar, ele poderia continuar escrevendo. O filme mostra o professor quase chorando e negando o choro. Pelo jeito, Hans Christian Andersen não era mesmo um poeta bom, pois mudou para a criação de histórias infantis, tornando-se o maior escritor de todos os tempos neste gênero. Dia 2 de abril é comemorado o "Dia Internacional do Conto Infantil", pois esse gênio escreveu mais de 156 historinhas infantis, entre as quais: O Patinho Feio, Branca de Neve, João e Maria, A Harpa Mágica, Simbad, o Marujo, Peter Pan, e um monte mais.

Afinal, fiquei muito contente de ver que no dia de meu aniversário se comemora uma data tão importante.

7 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns a você por compartilhar, com essa imortal figura, o aniversário! No meu recente curso de inglês, há algumas sugestões fortalecedoras, como esta: "Dare to dream. Dream with the impossible and make it possible. Every great achievement was once considered impossible". Se Andersen houvesse permitido que o medíocre e cruel professor esmagasse seu talento, não teríamos até hoje e por todos os tempos vindouros toda essa riqueza para as mentes infantis. Mas, Sindabad, o Marujo (e suas sete viagens), não é dele, mas de As Mil e Uma Noites. Possuo uma primorosa 1ª edição brasileira da Editora Saraiva em oito volumes de 1961, totalizando 2.993 páginas. Sindabad está no Volume III, página 1001.
E sabe de uma coisa?
Não são histórias para crianças...

Anônimo disse...

Caro irmão Shiost
No dia do seu aniversário comemora-se uma data mais importante ainda, que a citada por você: a do seu aniversário! Já refletiu sobre isso?
Gostaria de saber o nome desse filme que assistiu. Embora triste por causa do amigo órfão, deve ser bonito!
O professor ao criticá-lo como poeta, lhe trouxe algo muito melhor: suas obras em prosa.
Porisso é que por trás de cada coisa "aparentemente" negativa há o positivo e o belo!

Antônio disse...

Querida Irmãcaçula
Lembre que no dia de meu aniversário se comemora o Dia Internacional do Conto Infantil. Não sei se a data de seu aniversário é tão internacional como a do meu.

Antônio disse...

Para a Nice

Preciso deixar claro para a Nice, que está começando a ler e comentar meu blog que, quase sempre, quando não tenho certeza de alguma coisa, dou um chute, esperando correções. A correção do Simbad, o marujo foi benvinda.

Anônimo disse...

Mais importante que o dia Internacional do Conto Infantil é o "Dia Universal do aniversário do Antônio Gilberto",entendeu?
Você agora vai ter que procurar não chutar, tendo em vista a Nice como sua comentarista!

marianicebarth disse...

Concordo com a irmãzinhacaçula!É isso aí, meu querido! Mas não ligue, só falei das Mil e Uma Noites porque achei que você iria até querer ler, já que você é tão versado em tantos filósofos e filosofias. Vou contar um segredo, estou ficando viciada no Refulgir...

marianicebarth disse...

Deto, como cheguei tarde na Blogolândia, fico lendo e comentando suas coisas antigas. Gostei tanto, mas tanto, do fornecimento de tintas para o Sócrates, que quase perdi o fôlego! Se aquela maravilha foi resultado de uma diarréia, vou mandar alguns laxantes pelo FEDEX(atente para o detalhe...), amanhã mesmo!