23 novembro 2006

Alguns nomes

Sempre tive a sanha de analisar, introspectivamente e inconscientemente os nomes das pessoas. Friso pessoas, pois nunca me preocupei com nomes de animais irracionais, como o gato e o cachorro daquela blogueira incansável. Marianice, por exemplo, é um nome único. Não existe outra. Antônio Gilberto é o meu nome. Acreditem: houve outras mães que tiveram a mesma infeliz idéia dessa descombinação. Entre os quatro tios do lado de meu pai e os os sete do lado de minha mãe, inclusive seus consortes, apenas uma, a tia Aracy, conseguia me chamar de Antônio Gilberto. Nem meus pais e irmãos conseguiram, essa proeza. Zélia. Zélia é o nome da esposa do Zeca Citeli, o Caos e Ordem. Sempre tive uma atração por esse nome. Não sei o porquê disso. Talvez pela Zélia Gattai, esposa de consagrado escritor, escritora também... Há ainda, nomes horrorosos, do tipo Arnaldo. Não sei se o mais feio é Arnaldo ou Armando, ou Osvaldo. Que coisas feias, mais feias que palavrão. Há ainda nomes que demonstram claramente a descendência. É o caso de José, João, Carlos e Roberto. Mostra a falta de imaginação dos pais ou do escrevente do cartório. Sem contar o caso do pai que encheu a cara no caminho do cartório e esqueceu do nome que sua mulher havia escolhido. Daí nasceu o Claudirney. Pode? Por outro lado há nomes que me fascinam, embora seus donos não façam juz a isso. Condolesa Right. Que maravilha. Apenas o nome.Quanto à pessoa, no comments. Outros: Indira Gandhi, Osama Bin Laden, Mesmeu, Platão, Ramsés III, Truman Capote(gay), Vital, Caim e assim por diante. Esta postagem fica sem um final. Pergunto: Arnaldo é muito feio mesmo, não?

4 comentários:

irmãcaçula disse...

Você é uma pessoa assaz interessante, Shiost. Imagino quantas coisas passam pela sua cabeça!
Nunca refleti sobre o nome das pessoas; apenas eles soam bem ou mal aos meus ouvidos! E concordo com você: Arnaldo é horrível !!!
assim como Agnaldo e Ednaldo (nome do meu pedreiro, "tadinho")!

caos e ordem disse...

Oi senhor, para que não reclame de meu silêncio, vai o comentário deste modesto José, simplesmente José. Existe a teoria de que o nome é de muita importância na vida de cada pessoa. Acho muito normal o nome Arnaldo, está aí o Jabor botando pra q2uebrar. Nosso amigo Saramago escreveu TODOS OS NOMES que não consegui ler. Horrível mesmo é PAUDERNEY que mesmo assim virou deputado. SEPÚLVEDA lembra cemitério e foi ministro de nossa república. Existem os nomes compostos, com mistura de nome do pai e da mãe, como fizeram Valdomiro e Regina, queriam colocar o nome na menina de VALGINA. Morando no sítio a mãe alertou o pai que foi à cidade fazer o registro que o nome tinha uma letra L no meio para evitar o nome VAGINA. Valdomiro tomou um puta fogo e foi ao cartório pensando repetidamente: tem um L no meio. Colocou o L no meio e tascou BUCLETA.
Sendo simplesmente JOSÉ estou muito satisfeito por ser o Zecão e levar a vida que levo.
e ZÉ FINI.

timtimdez disse...

Tá uma beleza esta sala de comentários! A volta do Caos e Ordem foi avassaladora. Agora peço vênia para assumir meu lugar na cátedra de Psicologia e pontificar: com exceção das composições bizarras e desastradas, como o exemplo citado da Valgina e outras composições buscadas nos nomes estrangeiros, NÃO EXISTEM COGNOMES FEIOS, nós formamos estes preconceitos baseados em vivências, da infância ou não, que nos predispuseram contra este ou aquele nome. Senão, vejamos: Madalena, lhes parece um nome feio?
Eu diria que não, mas para mim, até conhecer uma Madalena bonita de corpo e muito boa de cama, Madalena era sinônimo de bruxa, pois era o nome de uma velha benzedeira, sempre de preto, de saião tipo "Maria Mijona" e que espantava as crianças dos arredores. A partir da Madalena bonita e etc., o nome passou a soar como música.
Aconselho o Shiost a fazer uma revisão no seu longo passado e descobrir o que lhe terá feito o Arnaldo. Mas, VIVA a volta do grande
blogueiro.

NiceBarth disse...

Viva!!! Têmo-lo de volta!!! Arreliado com Arnaldos da vida, coitados dos Arnaldos. Conheço um de quem gosto muito. É um doce. Não acho nada feio esse nome. Será que existe algum nome de que eu não goste? A culpa não é da pobre criatura, mas sim do pai, que é quem vai registrar, pois a coitada da mãe fica em casa cuidando do pobrezinho do dono do nome. O meu nome pode ser único, mas custei toda a vida para aceitá-lo.