23 novembro 2006

Alguns nomes

Sempre tive a sanha de analisar, introspectivamente e inconscientemente os nomes das pessoas. Friso pessoas, pois nunca me preocupei com nomes de animais irracionais, como o gato e o cachorro daquela blogueira incansável. Marianice, por exemplo, é um nome único. Não existe outra. Antônio Gilberto é o meu nome. Acreditem: houve outras mães que tiveram a mesma infeliz idéia dessa descombinação. Entre os quatro tios do lado de meu pai e os os sete do lado de minha mãe, inclusive seus consortes, apenas uma, a tia Aracy, conseguia me chamar de Antônio Gilberto. Nem meus pais e irmãos conseguiram, essa proeza. Zélia. Zélia é o nome da esposa do Zeca Citeli, o Caos e Ordem. Sempre tive uma atração por esse nome. Não sei o porquê disso. Talvez pela Zélia Gattai, esposa de consagrado escritor, escritora também... Há ainda, nomes horrorosos, do tipo Arnaldo. Não sei se o mais feio é Arnaldo ou Armando, ou Osvaldo. Que coisas feias, mais feias que palavrão. Há ainda nomes que demonstram claramente a descendência. É o caso de José, João, Carlos e Roberto. Mostra a falta de imaginação dos pais ou do escrevente do cartório. Sem contar o caso do pai que encheu a cara no caminho do cartório e esqueceu do nome que sua mulher havia escolhido. Daí nasceu o Claudirney. Pode? Por outro lado há nomes que me fascinam, embora seus donos não façam juz a isso. Condolesa Right. Que maravilha. Apenas o nome.Quanto à pessoa, no comments. Outros: Indira Gandhi, Osama Bin Laden, Mesmeu, Platão, Ramsés III, Truman Capote(gay), Vital, Caim e assim por diante. Esta postagem fica sem um final. Pergunto: Arnaldo é muito feio mesmo, não?

3 comentários:

Anônimo disse...

Você é uma pessoa assaz interessante, Shiost. Imagino quantas coisas passam pela sua cabeça!
Nunca refleti sobre o nome das pessoas; apenas eles soam bem ou mal aos meus ouvidos! E concordo com você: Arnaldo é horrível !!!
assim como Agnaldo e Ednaldo (nome do meu pedreiro, "tadinho")!

caos e ordem disse...

Oi senhor, para que não reclame de meu silêncio, vai o comentário deste modesto José, simplesmente José. Existe a teoria de que o nome é de muita importância na vida de cada pessoa. Acho muito normal o nome Arnaldo, está aí o Jabor botando pra q2uebrar. Nosso amigo Saramago escreveu TODOS OS NOMES que não consegui ler. Horrível mesmo é PAUDERNEY que mesmo assim virou deputado. SEPÚLVEDA lembra cemitério e foi ministro de nossa república. Existem os nomes compostos, com mistura de nome do pai e da mãe, como fizeram Valdomiro e Regina, queriam colocar o nome na menina de VALGINA. Morando no sítio a mãe alertou o pai que foi à cidade fazer o registro que o nome tinha uma letra L no meio para evitar o nome VAGINA. Valdomiro tomou um puta fogo e foi ao cartório pensando repetidamente: tem um L no meio. Colocou o L no meio e tascou BUCLETA.
Sendo simplesmente JOSÉ estou muito satisfeito por ser o Zecão e levar a vida que levo.
e ZÉ FINI.

marianicebarth disse...

Viva!!! Têmo-lo de volta!!! Arreliado com Arnaldos da vida, coitados dos Arnaldos. Conheço um de quem gosto muito. É um doce. Não acho nada feio esse nome. Será que existe algum nome de que eu não goste? A culpa não é da pobre criatura, mas sim do pai, que é quem vai registrar, pois a coitada da mãe fica em casa cuidando do pobrezinho do dono do nome. O meu nome pode ser único, mas custei toda a vida para aceitá-lo.