02 fevereiro 2007

Aquecimento global

Cientistas de todo o mundo lançaram hoje um resumo de compêndio com 2500 páginas com suas considerações sobre o aquecimento global. A conclusão foi a seguinte: No ano 2100 haverá um aumento médio da temperatura do planeta entre 3 e 4 graus Celsius. Com esse aquecimento há possibilidades de derreter a calota polar e os mares aumentarem o nível em 50cm. A Amazônia poderá apresentar um aquecimento da ordem de 5 ou 6 graus Celsius, quebrando a estabilidade do clima e prejudicando a lavoura. Terras que antes eram produtivas poderão deixar de ser. O pior é que se os homens fizerem de tudo, ou seja pararem todas as usinas termelétricas, veículos, fábricas, etc., não adianta. Em 2100 haverá um aumento em torno de 2 graus. Estou preocupado, pois na época estarei com 155 anos e pode ser que esse aquecimento venha a prejudicar o pó de meus ossos. Seria uma lástima! Minha netinha estará completando, em alegre festa, 96 anos, linda como sempre, acompanhada de seu irmão com 94. O maior problema será com os meus bisnetos, pois estarão jovens ainda: um com 70, outro com 69, e assim por diante. Não sei como é que eles vão fazer... Talvez tenham que comprar um condicionador de ar e terão, como a agricultura e pastagens estarão muito difíceis, enfrentar o McDonalds para uma refeição leve. Parece que as minhocas não ligam muito para o aquecimento global. "Enfim", como diz uma amiga, "sabe???"

3 comentários:

marianicebarth disse...

Com um marido especialista em Meio Ambiente, aprendi muitas coisas para não querer brincar com esse tema. Por exemplo: QUALQUER ação, por mínima que seja, afeta, não só cada centímetro do planeta, mas de todo o universo. Se nós estivermos cientes disso e formos responsáveis pelos nossos atos, poderemos até reverter a situação. O problema é que se fala muito e se faz quase nada.

Anônimo disse...

Pô Senhor, eu amo esta terra que não pode virar esse fornão que estão falando.
Há de aparecer alguma solução.
Poderiam fazer um concurso de idéias e sugestões.
Ambientes têm a temperatura controlada com aparelhos de ar condicionado, então é só fazer um aparelhão pra refrescar a terra.
Podem também detonar uma parte do sol pra ele aquecer menos nossa terra.
Cada cidade poderia também ter um sorvetão gigante que todos iriam chupar e manteria a região refrescada.

falou o Zecão

Anônimo disse...

aquecimento - o outro lado
No Estadão de 27.01.2007 Marcelo Rubens Paiva escreveu que nosso mundão anda tendo tantos problemas que acaba afirmando: que venha o aquecimento, vou acender uma fogueira pra colaborar. Depois comentou algumas boas notícias e concluiu: para o aquecimento global, vou apagar a fogueira. O título da crônica é NÓS... ZUMBIS, vale a pena ler.

falou Zecão