06 setembro 2007

Novas confissões de um envelhescente

Gosto de ler. Ganhei 3 livros de minha irmã, a matriarca. Como estava deslivrado, li os três. Faço questão aqui de registrar o nome dos 3, os autores não sei os nomes, são best céleres: O primeiro: "Quase um autor' - Não leiam. O segundo: "O inocente" - Não leiam . O Terceiro: "O rei das fraudes" - Não leiam. Há pessoas que, como eu adoram ler e vão à cata de quaisquer porcarias só pelo prazer de ler. Há uma diferença muito grande entre leitura e leitura desses best-sellers. Esses livros não levam a nada. Não melhoram sua cultura, destroem seu português e esvaziam sua cabeça. Entremeio a esses livros li um de Saramago, o mago. Tive muitas dificuldades e paciência, mas vale cada palavra escrita. Comprei-o num sebo. Quando criança lia o Coyote, Tarzan, Edgard Wallace... Olha, creio que eram muito melhores que essas porcarias produzidas aos quilos, por Sidney Sheldom, Nora Roberts, Danielle Steel, etc. Como vingança, ao terminar de ler um livro desses, escrevo na primeira folha: "Não leia este livro!". Acho que, por menor que seja minha atitude, estou fazendo minha parte, como disse a passarinha do incêndio na floresta.


Vovó Juventina e o Flávio José, o irmão mais velho

14 comentários:

marianicebarth disse...

Puxa vida! Que pouco conhecimento tem a Matriarca de seus gostos! Dar três livros que o deixaram tão "deslivrudido"! E esse do Saramago, não entendi, chama-se O Mago?
Dê-me uma orientação: para ler Saramago (perdoe-me a heresia, mas ainda não o li e depois desta vou começar AGORA!!) qual dos livros dele devo ler primeiro?

Anônimo disse...

Sem comentários os livros que recebeu! Sua irmã parece que o conhece bem pouco, pelo que falou deles.
Observei muito esta foto da vovó e do Flávio; quantos anos tinha a vovó? Já parece mesmo uma avó idosa, mas o que reparei foi uma grande claridade atrás da foto que deve ser o sol ou será a Luz que emanava de D. Juventina???

Antônio disse...

Saramago é bem difícil. É um português e um estilo só dele. Não há pontos de interrogação e raramente pontos finais em seus diáçogos. É mais ou menos como eu escrevo de vez em quando(clonado): Você foi à igreja hoje, Não, hoje é sábado, Mas, tem dia certo para ir de encontro ao senhor, Acho que tem, sou católico, Quer dizer que o católico só se encontra com Deus aos domingos, Só. Fora issom seus pensamentos, seus jogos de palavra suas realidades, assombram qualquer ignorante em literatura, como eu. Leia "Ensaio sobre a cegueira" ou, "O homem duplicado" ou "O Evangelho segundo Jesus Cristo". O mago, foi um elogio meu a esse Nobel da literatura.

Antônio disse...

Os livros que a M. Christina me deu já foram lidos por ela, portanto, não foram comprados especialmente para mim. Foram doados.

marianicebarth disse...

Interessante a Primacaçula notar a estranha luz sobre ela e o netinho.... Pode ser um reflexo do sol ou pode ser o seu sol interior... Vovó Juventina (Mamãezinha) casou-se em 1910 aos 18 ou 20 anos. Vamos supor 20 para ficar mais fácil a conta (ela não tinha registro de nascimento e não sabia nem o dia em que nasceu). O Flavio José nasceu em que ano? 1939? Sei que foi em fevereiro, mas não me lembro do dia, nem do ano. Teria quase 50 anos nessa foto.

irmãcaçula disse...

Interessante: as mulheres de hoje fisicamente se conservam mais mas será que possuem tanta luz interior??? Pergunta lançada à espera de respostas.
Sobre o Saramago nada posso falar, pois nunca li nada dele; sei que é bem famoso. Não gostei muito da forma como ele escreve, sem pontuação! Mas, quem sou eu, pobre ignorante em literatura?

marianicebarth disse...

Vou ler Saramago sem pontuação quem sabe assim aprendo alguma coisa Será que é preguiça dele Não não deve ser Ele deve gostar mesmo de escrever assim Sabe que é bem legal(aqui deveria ter uma interrogação)

Polemikos disse...

Lí pouca coisa de Saramago. Os dois livros que lí tinham pontuação (completa).... mas não tinham seres humanos, (seres com sentimentos, pensamentos, histórias, etc ...) apenas coisas. O que me decepcionou um pouco. Apesar disto, ele é bem mais famoso do que eu!

Antônio disse...

Será que é o mesmo Saramago, Polemikos?

Anônimo disse...

Não me dei bem com a leitura do Saramago. Não me prendeu. Talvez seja erudito demais para minha caipirice.
Saio em defesa da M.Christina. Ela fez um bem à humanidade, poupou-nos de ler os livros criticados pelo Shiost. E ele tbm só podia saber que os livros eram ruins, lendo-os.
Acho que a luz é tanto do sol como da vovó Juventina

caos e ordem disse...

Posto que o preclaro blogueiro não se digna a escrever um novo texto, venho registrar meu comentário.
Para quem não conhece ou não se interessou por José Saramago, prêmio nobel, tente ler O HOMEM DUPLICADO, se não se interessar ou não conseguir ler então é caso perdido.
Lanço aqui um repto ao Shiost, vamos voltar a escrever no blog, eu no meu também, a cada texto meu um seu, ou vice-versa, aceita?

Polemikos disse...

Apoiado, Zecão. Até perdi um pouco de meu entusiasmo ...

Me passe seu e_mail e seu blog ATIVOS.

Antônio disse...

Acho que aceito. Ultimamente estou cada vez mais sem personalidade ou opinião.

Anônimo disse...

Fiquei esperando o "duelo" do século:
Shiost X Caos. Este lançou o repto, aquele aceitou e...não compareceram.
Ou o Caos está em outro blog? Aguardo explicações.